1 de fevereiro de 2005

A Teoria do Caos versão Dieta Mediterrânica


Deixemo-nos de parvidades.
Somos um povo de brandos costumes e hábitos por vezes demasiado brandos e costumeiros.
Mesmo na luz de quem está habituado a recuperar das cinzas, evidenciamo-nos na moderna Europa como um povo amante do sol e do bom garfo.
Confusão meus amigos. Confusão.
...
A teoria do caos versão dieta mediterrânica, baseia-se fortemente no falar de tudo e dos mais completos e complexos assuntos,... à mesa do restaurante ou da taberna da esquina.
Depois de dois ou três copos de vinho, um "portuga" que se preze, ganha batalhas, enfrenta demónios, destroça civilizações, expõe vidas e vivências e derrota políticos, com a facilidade com que come um pastel de bacalhau.
É lindo ouvir uma conversa de café ou de restaurante.
...
No café, começam a concentrar-se logo após a chegada do azul alaranjado declarando o fim de tarde.
Entre tremoços amargos e rissóis com três dias, mergulhados em sete ou oito cervejas, mexem-se em matérias tão dispersas quanto as distintas e extintas Alexandrias.
Caem estados e nações no meio daquelas conversas aturdidas e sinceras.
No restaurante...
Outro meio. Outro método.
Do inicio engomado e tímido aos comentários debochados sobre as pernas da empregada, é um ou dois litros de uma qualquer reserva alentejana.
Sim, porque um bom praguejador tem necessariamente que beber vinho de reserva.
E assim se movimentam, naquelas teorias construídas durante a última estada na privada do escritório.
Enraivecidos com a facilidade com que não se faz nada de construtivo... apenas se passa o tempo...
...
Teoria do Caos.
O tempo passa. E depois?
...
Mesmo que ainda se saiba o que andamos para aqui a fazer...
E acreditando no efeito borboleta da coisa...
...
Acho que a única consequência...
são os pastéis terem quatro dias ou aquele vinho reserva aumentar de preço.

2 comentários:

Anónimo disse...

Escolhe-me a mim! Escolhe-me a mim!
Então e eu não bebo e maldigo? Escolhe-me a mim!
MatosB

zudan disse...

E eu tumbein... eheheheh
daí a mudança de pessoa no penúltimo parágrafo..
já por isso, vou comer um pastelinho.
hehehe